Impressão Online

O JORNALISMO IMPRESSO E A INTERNET.

sexta-feira, agosto 31, 2007

Intercom

Estou no Intercom, em Santos.
O tema do encontro deste ano é Mercado e Comunicação na Sociedade Digital.
Tenho novidades. Vou postar aqui no blog.

quarta-feira, agosto 22, 2007

Repórteres abelhas?

André Deak publicou em seu blog uma entrevista com Eduardo Tessler, representante no Brasil da Innovation Media Consulting. Tessler falou sobre a atuação do repórter multimídia integrado.

Temos que matar a idéia do jornalista que sai com câmera, faz tudo. Não é cobrir a coletiva do Lula com mil aparelhos e fazer tudo igual como se fossem três repórteres (TV, rádio e texto). Não vamos também mandar um repórter de rádio para fazer vídeo. Tem que apostar na complementaridade, aí sim.

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Sobre o tempo que passamos online

Os internautas usam a internet basicamente para buscar e produzir conteúdo. É o que diz o estudo da OPA (Online Publishers Association) sobre o tempo em que passamos online.





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quinta-feira, agosto 16, 2007

Sem comentários...

Um dos comentários deste vídeo no YouTube:

Na sala de diretoria do Estadão:
- Chefe vamos embora?
- Não dá, estamos perdendo leitores. Ainda bem que a Talent me propôs esta campanha genial.
Na agência Talent:
(publicitário aponta para um macaco)
- Nosso novo redator já aprendeu a generalizar,até fez uma campanha para salvar um jornal que perde leitores a cada dia.
- Genial!

Por Charles A. Müller, publicitário, leitor de blogs e que sabe ler e selecionar suas fontes.

terça-feira, agosto 14, 2007

Dando um tempo

O Blog tá paradinho mesmo... Esse semestre vamos ficar assim, meio devagar.

quarta-feira, agosto 08, 2007

Blogueiros engajados

O blogging é uma novidade mais interessante, talvez por serem os blogueiros tão apaixonados pela coisa. É uma restrição válida para um jornalismo descuidado e negligente, pois a vigilância dos blogueiros não deixa escapar o mínimo erro, a mínima omissão, e sua fúria é dura de agüentar. Blogueiros engajados insistem que praticam jornalismo.

Do artigo Será hora de dar adeus aos jornais? (Goodbye to newspapers), publicado no Observatório da Imprensa.

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segunda-feira, agosto 06, 2007

Dica

Conheci hoje o Media Sana.

Vale a pena dar uma conferida.


"O Media Sana é um coletivo de artistas multimídia que atua nas relações entre a comunicação e a cidadania. As apresentações ao vivo do grupo sugerem uma experimentação que, de certa maneira, viabiliza o acesso do cidadão comum ao complexo midiático – a reciclagem de mídia."


quarta-feira, agosto 01, 2007

Brincando de telefone sem fio

Encontrei no Observatório um texto interessante de José Paulo Lanyi. Ele disponibiliza cinco comentários clichês sobre jornalismo feito na/para/pela internet e comenta cada um deles. Gostei da brincadeira e vou comentar também. Mas apenas um deles, que fala sobre a polêmica questão que envolve blogueiros e jornalistas.

Vamos lá:

Comentário clichê: Os blogs comprovam: blogueiro pode fazer jornalismo; logo, é jornalista.

Comentário de José Paulo Lanyi: Existem blogs jornalísticos e blogs pessoais (ou seja, calcados nas experiências cotidianas do indivíduo), entre outros, como empresariais, etc. Os blogs jornalísticos devem ser escritos por jornalistas. Neste caso, quem pode ser jornalista? A opinião deste articulista, há anos, é esta: jornalista é quem produz jornalismo, e isso independe de formação específica. Ou seja, jornalista que é jornalista nasce jornalista, por vocação, e forma-se como bem entender, seja cursando faculdades de jornalismo, seja cursando outras faculdades, seja cursando a faculdade da vida, em busca de prática e conhecimento. Importante é, essencialmente, ser. Os blogs jornalísticos devem ser escritos por jornalistas, com todas as (amplas) exigências e implicações imanentes a essa atividade.

Meu comentário: Qualquer um pode ser jornalista (deixemos a discussão do diploma de lado). Aliás, qualquer um pode assumir uma das funções do jornalista, a de repórter. Sou ainda uma romântica do jornalismo e acredito na sua potencialidade de ser a arte de contar histórias. Sendo assim, qualquer um pode e tem o direito de contá-las. A internet só vem ajudar no processo de divulgação e publicidade. Internet é um veículo e blogs são as ferramentas utilizadas para colocar as histórias na rede. Não vejo problema nenhum em um cidadão "comum", com as ferramentas tecnológicas disponíveis, fazer um vídeo, um podcast, um post e disponibilizar na rede. Muitos fatos só viram notícia graças ao trabalho de cidadãos "comuns", que os transformam em notícia e os publicam. Quem nunca acessou blogs, de jornalistas ou não, para se informar? Ou alguém consegue esperar até a próxima edição dos jornais, das revistas, ou ainda acredita na versão "oficial" das grandes empresas de comunicação?
Se todos somos jornalistas, por formação acadêmica ou pela "escola da vida", todos somos capazes de definir critérios e valores que tornam certos fatos notícias. Pelo menos para nós mesmos ou para um pequeno círculo de relacionamentos. O que eu julgo notícia, pode não ser para você, ou para o João e a Maria. E quem foi que disse que isso que os grandes jornalões (e "revistões") chamam de notícia tem interesse para mim? A internet veio para relativizar todas essas questões. E, além disso, coloca muitas ferramentas a nossa disposição para que sejamos a mídia.
Qualquer um pode ter um blog. Qualquer um pode ser um repórter. O jornalismo, como é feito hoje, é uma atividade puramente técnica. Qualquer um com o mínimo de conhecimento de lead e pirâmide invertida consegue fazer. E não só nos blogs, mas na mídia tradicional. Infelizmente.

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De volta pro meu aconchego

Não li os livros que queria, nem escrevi o que devia. Vi apenas a vida passar, o avião explodir, a temperatura cair.

Apesar dos pesares, estamos de volta.
 
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